
Sua carreira visitou e se aproximou do teatro, da pintura e da instalação. E se instalou, por enquanto, ao lado do desenho e das suas dimensões no mundo da arte atual. Damasceno está ladeado pela fronteira “desenho-gravura-desenho”, seguro e seguindo um caminho. Pesquisa e experimenta as possibilidades que a gravura dispõe como expressão do pensamento artístico. Seu trabalho tem identidade, algo muito importante na atualidade. As linhas traçadas em alguns desenhos podem evocar, para os mais avisados, a capa do disco Unknown Pleasures, da banda inglesa Joy Division - enigmática e certeira à visão. Diferentes daquelas, estas são contíguas, ladeiam-se e aproximam-se de você, observador! Estão contigo e comigo. Linhas companheiras da cor. As gravuras rastrearam as composições de Victor Vasarely (1908 -1997), de Carlos Cruz-Diez e de Bridget Riley (1931 -) e tomaram caminho próprio – resultado de muito estudo. As proposições de Damasceno redirecionam e desdobram reflexões plásticas de Luiz Sacilotto e refletem o desenvolvimento técnico e a disciplina que o processo de gravura exige do artista. Ainda que possam, por sua gênese construtiva, alinhar-se à expressão não figurativa, os desenhos intrigam pela sua aproximação com o observador e com uma realidade própria, ampliando a percepção e entendimento da manipulação da linha colorida pelo artista. Estes espaços de continuidade e de aproximação parecem anunciar sua despedida do suporte atual e se lançarem ao espaço. Que venham! Por enquanto, o público se aproxima da gravura. O convite é para uma atitude intimista, se iludam...
Isaias Ribeiro
O conjunto de gravuras que Cláudio Damasceno apresenta, resume como plasmar, de maneira competente, desenhos de inegável refinamento plástico-visual. O intento desafiador de estabelecer possibilidades de relações entre linhas e cores resulta em pura sedução da visão. As gravuras revelam ainda como o artista trabalha, organiza suas ideias e expõe o processo de criação da obra. Ou melhor, como constrói suas ideias. Lado a lado... Para este texto de apreciação, recorta-se a fatura de gravuras (dimensão media de 50x30 cm), de feições geométricas e opticals.
Em outros trabalhos, experimenta-se o processo de sublimação da tinta do estado gasoso ao estado sólido, diretamente no tecido.




CONTÍGUOS: LINHAS COMPANHEIRAS DA COR